Aniversário de Casamento na Itália

Em Fevereiro deste ano pereparamos o itinerário com guia particular para José Carlos e Marli, que comemoravam 30 anos de casados!

 

 

 José Carlos tem um modo de viajar que é totalmente adequado para a Itália: quando ele vai à uma cidade, fica vários dias, conhece o máximo do que a cidade tem a oferecer e faz bate-e-voltas nos arredores, sem perder tempo com viagens longas. Por essa razão, acreditamos que ele foi um dos clientes que mais curtiu Roma, pois passou vários dias aqui, e com isso teve a oportunidade de conhecer uma série de lugares que permanecem secundários e, portanto, desconhecidos à maior parte dos viajantes. Esse post é sobre a viagem à Roma, mas é válido para qualquer capital italiana!

Então, mas o que José Carlos e Marli conheceram? Segue o roteiro de 7 dias deles em Roma e arredores, com guia em português e motorista particular:

 

Chegando em Roma, a melhor coisa a fazer é decifrar o centro histórico, verdadeiro monumento urbanístico e cheio de igrejas e edifícios (ou parte de edifícios!) antigos. 

 Nada melhor que começar do começo e de um modo bem light, até entrar na verdadeira essência de Roma, vendo os seus monumentos-ícones e, naturalmente, com as nossas super-guias de turismo, indo muito além da superfície que todos conhecem. No segundo dia foi programado Trastevere, um bairro conhecido como "boêmio", mas José Carlos e Marlí conheceram tão bem Trastevere, que entenderam que ele é muito mais do que um simples bairro  boêmio europeu

 

Depois de um almoço em um restaurante típico, aconselhado por nós, fomos à Galeria Borghese apreciar uma quantidade enorme de obras de arte num lugar relativamente pequeno, no que é conhecido como a primeira coleção de arte particular no sentido do "colecionismo", como o conhecemos hoje.

 

 No terceiro dia, finalmente, voltamos no tempo para falar da história do Vaticano, associada à tradição da presença de São Pedro em Roma, portanto foram, pela precisão, dois mil anos atrás no tempo.

José Carlos preferiu a opção dos Museus Vaticanos antes da abertura, pois queria aproveitar ao máximo dos Museus e da Capela Sistina.

 

 De tarde, após à pausa para o almoço em Trastevere, seu itinerário os levou ao Coliseu e Fórum Romano para mais um programa intenso e cheio de surpresas, com uma boa caminhada de 3h pelos monumentos principais.

 

 A partir daqui, o roteiro personalizado de José Carlos e Marli começa a realmente entrar na essência de Roma, com o passeio em Óstia Antiga; uma vez conhecido o "básico", o que todos conhecem, José Carlos optou por ir ao fundo da sua experiência na cidade eterna e ver um dos destinos aos arredores que muitos "gringos" conhecem, mas poucos braasileiros. No terceiro dia, programamos Óstia Antiga!

 

José Carlos e Marli conheceram uma cidade que foi escavada nos anos '30 do século passado, e dal qual acredita-se ainda ter muito a ser descoberto; uma cidade que foi fundada ainda no período dos reis, no VI século a.C..

 

Como Roma, a cidade tem partes mais baixas, que as escavações trouxeram à superfície, do período republicano (509 a.C.- 44 a.C.). Eles viram o Fórum de Óstia Antiga, casas de famílias abastadas, prédios onde moravam os marinheiros e população trabalhadora, viram o Teatro de Augusto, a Praça das Corporações, o antigo sistema de destribuição de água, enfim, mais uma viagem no tempo e na história da arquitetura e da arte!

 

 

No quinto dia foi o momento de conhecer o que tem além do centro histórico: igrejas e monumentos de Roma que não ficam bem no centro, mas também não ficam tão longe, mas que são fundamentais para compreender a história de Roma, como por exemplo a Basílica de São Paulo Fora dos Muros ou a Capela de São Silvestre.

E de noite, naturalmente, ver a Eterna iluminada também é uma experiência incrível!

 

 

Amanheceu um lindo domingo de sol, e no roteiro José Carlos tinha benção do Papa e degustação de vinos nos arredores de Roma! À parte uma enorme coincidência da vida que tornou o passeio uma daquelas coisas que parecem que acontecem com a gente para nos lembrar que existe "alguém" nos dirigindo, a degustação numa vinícola, só para os dois, foi um momento muito especial!

 

Na segunda-feira o programa era um dos longos de 4h: Roma Subterrânea. José Carlos e Marli desceram a 10m abaixo do nível da rua para conhecer a Idade Média e caminar no nível da rua no I século d.C., entrando em edifícios do período do Imperador Nero!

 Para iniciar a arrematar tudo o que tínhamos visto até agora, só os Museus Capitolinos!  Este maravilhoso museu e a própria colina do Capitólio, fundamentais na história da cidade de Roma são um must no roteiro de quem deseja ir além do básico! Os Museus da acrópole de Roma, contém uma infinidade de obras preciosíssimas e são os primeiros museus que você deve visitar após os Museus Vaticanos!

 

 

Claro que , uma vez que se escolha fazer a visita aos Museus Capitolinos, visitaremos a maravilhosa e antiquíssima Santa Maria in Aracoeli!

 

Depois de mais de 7 dias com a gente, para finalizar um roteiro com chave de ouro, nada melor do que ir à Villa Adriana para conhecer a mansão de um dos imperadores mais importantes da história! 

 

 

Missão cumprida, esperamos ter feito um bom trabalho... e acho que esta foto nos revela a sadisfação dos nossos clientes:

 Boa viagem, queridos, e até à próxima cidade italiana!!! 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Tour na Toscana: Degustação de vinhos no Castelo de Albola

June 23, 2019

1/3
Please reload

Recent Posts